segunda-feira, 31 de março de 2008

If you don't stop, you don't see anything



Lembram-se da nossa última visita ao MNAA? Sentados no chão olharam para o "Casamento Místico de Santa Catarina" de Hans Holbein. Ficaram ali, ouvindo as explicações, respondendo às questões da nossa guia. Pelo simples facto de terem parado, tiveram tempo para olhar...olhar para lá do matérico óleo sobre madeira. Como se fossem Alices do outro lado do espelho, alguns de vocês (se não todos) atravessaram barreiras.

O que vos peço agora é que atentem nas imagens e sintam o ambiente. Claro que nada substitui a experiência dos lugares, mas vocês precisam treinar o olhar.

Que diferenças encontram? que pessoas construíram estas igrejas? para quem? porquê? que sons se ouviriam? quais seriam os cheiros? como eram vistas estas igrejas por quem chegasse de novo à cidade?
A frase do título não é minha, é o título de um texto (muito interessante) de Rika Burnham do serviço educativo do The Metropolitan Museum of Art.

quinta-feira, 20 de março de 2008

Porque é que a Páscoa "saltita"?

Nunca se questionaram porque é que este ano o 2º período foi tão cedo?
Uma professora da nossa escola enviou-me umas informações, a propósito desta quadra festiva, que gostava de partilhar convosco. Para ilustrar escolhi uma pintura de Josefa de Óbidos, porque se procurarem encontram folares da Páscoa... e porque vamos entrar no Barroco!


A Páscoa é sempre no primeiro Domingo depois da primeira lua cheia depois do equinócio de Primavera (20 de Março). Esta datação da Páscoa baseia-se no calendário lunar que o povo hebreu usava para identificar a Páscoa judaica, razão pela qual a Páscoa é uma festa móvel no calendário romano.


  • Este ano a Páscoa acontece mais cedo do que qualquer um de nós irá ver alguma vez na sua vida! E só os mais velhos da nossa população viram alguma vez uma Páscoa tão temporã (mais velhos do que 95 anos!).

  • A última vez que a Páscoa foi assim cedo foi em 1913.

  • A próxima vez que a Páscoa vai ser tão cedo como este ano (23 de Março) será no ano 2228 (daqui a 220 anos).

  • Na próxima vez que a Páscoa for um dia mais cedo, 22 de Março, será no ano 2285 (daqui a 277 anos).

  • A última vez que foi em 22 de Março foi em 1818.

Por isso, ninguém que esteja vivo hoje, viu ou irá ver uma Páscoa mais cedo do que a deste ano.

quarta-feira, 19 de março de 2008

para comparar





Já fizemos grande parte do caminho deste ano lectivo. Mesmo sem termos terminado, penso que já conseguem sozinhos enquadrar estas imagens a propósito da Páscoa.

domingo, 16 de março de 2008

O livro adoptado para o terceiro período


Aqui fica a referência do livro para o terceiro período (cliquem aqui). Não se assustem por o livro indicar 12ºano. Como vos disse este livro será depois usado no 12º.


Título: História da Cultura e das Artes 12ºano/Ensino Secundário

Autor: Paulo Simões Nunes

Editora: Lisboa Editora


Ou como se faz numa bibliografia para um trabalho:

NUNES, Paulo Simões (2006). História da Cultura e das Artes 12º ano, Ensino Secundário. Lisboa: Lisboa Editora

terça-feira, 11 de março de 2008

O eterno segundo lugar



O lugar mais ingrato é o segundo...ficar em segundo lugar é realmente frustante quando lutámos pelo primeiro. Ficamos tão absorvidos por um "nico" de nada que nos separa do primeiro. Chegamos a perguntar-nos porquê...onde falhámos

Olhemos para Pablo Picasso e Georges Braque...um deles é provavelmente o "maior" artista plástico de sempre (Já sei, já sei que vão defender o Leonardo ou o Miguel...é natural porque o Renascimento ainda está fresco!)...mas voltando ao maior: Picasso desenvolveu um percurso único, com uma produção incomparável e uma criatividade que parecia não ter fim. Ele, se hoje fosse aluno da nossa escola, tinha 20 a tooodas as tecnologias! E Braque? Conhecem George Braque? Talvez alguns já tenham ouvido falar dele, mas a sua fama não consegue ombrear com Picasso...a criatividade e a produção sim...mas no Cubismo ele será sempre o segundo nome.


Eu sei que defendo que não há lugar para o segundo lugar, que quero que vocês sejam os melhores...mas o segundo lugar é um lugar muito honrado e se ele reflecte o vosso esforço devem orgulhar-se dele. Não é vergonha cortar a meta em segundo lugar!


Este post é especial...é um abraço a umas alunas do 11º e as imagens são para as do 12º

terça-feira, 4 de março de 2008

para espreitar


E se de repente os vos disser que a Mona Lisa está em Londres e não no Louvre em Paris?

A vantagem da internet é que através de um "clic" voamos, por exemplo, até Londres.

ora espreitem aqui e naveguem a propósito do retrato.


Mas aqui para nós: Não há nada que substitua a experiência de estar frente a frente com uma obra de arte (e vocês sentiram isso no MNAA)