terça-feira, 18 de dezembro de 2007

a propósito de natal


A propósito da quadra festiva gostava de vos lembrar duas ou três coisas... A celebração perde-se na noite dos tempos, muito antes do nascimento de Jesus Cristo. Ela marca o solstício de Inverno, um tempo em que a Terra se encontra calmamente repousando do trabalho que teve durante o ano (deve ser por isso que as notas do 1º período são sempre uma desgraça).
Ninguém sabe ao certo a data do nascimento de Jesus Cristo, mas sabemos que a data de 25 de Dezembro foi fixada pela Igreja de Roma por meados do século IV e foi buscar raízes a uma festa de Inverno romana (Saturnalia)...antes dessa data é provavel que a Natividade fosse celebrada a 6 de Janeiro, também conhecido como Dia de Reis e que marca o final da quadra natalícia.
Corrijam se estiver incorrecto.
P.S. Aqui ficam as ideias de presente pedidas pela Maria (12º) mas que servem para todos como desculpa para aquela tia que tem uma verruga no nariz não dar pela 16ª vez as famosas peúgas brancas com raquetas!
  • "A obra de Arte desaparecida" de Jonathan Harris (Presença) - a história verídica da descoberta de uma obra de Caravaggio que esteve desaparecida durante séculos
  • "A medida do mundo" de Daniel Kehlmann (Presença) -retrato de duas personalidades do iluminismo alemão, uma fábula sobre o Século das Luzes
  • "A Infanta e o Pintor" de Jean-Daniel Baltassat (Quetzal Editores) - A relação entre a Infanta Isabel de Portugal e o pintor Van Eyck

auxiliar de memória...

Aqui vos deixo um auxiliar de memória:
• O Humanismo: movimento cultural renascentista – filosófico, literário e artístico – que se interessa fundamentalmente pelo Homem, as suas características e potencialidades. Apoiou-se na cultura clássica que redescobriu e reinventou.

• O Individualismo: corrente doutrinal e prática que defende, para cada homem, a concretização das potencialidades e características próprias e sobrevaloriza o papel do indivíduo na evolução das sociedades e da História.

quarta-feira, 12 de dezembro de 2007

Natividade


Aqui vos deixo uma sugestão para o próximo sábado...em vez de irem às compras ao Centro Comercial ;)

O MNAA terá as suas portas abertas das 21h às 24h no próximo dia 15 de Dezembro. Poderão assistir a um concerto, a visitas guiadas à volta do tema da Natividade e à exposição do Tapete Oriental...decorrerá ainda no átrio uma venda de natal.

segunda-feira, 3 de dezembro de 2007

Anunciação


A Anunciação é um dos temas que melhor se prestam para a evocação de um ambiente realista e rico em detalhes. Apesar de a cena se ter passado em Nazaré (não, não é a das 7 saias nem a de D. Fuas Roupinho) os pintores flamengos sempre foram muito imaginativos na criação de ambientes cheios de pormenores.

Na Anunciação encontramos Maria e o Arcanjo S. Gabriel, o Espírito Santo (o Millenium e a Caixa também concorreram mas a Pomba foi claramente vencedora)...por vezes, lá num cantinho aparece Deus Pai...para inspecionar (tipo ASAE).

sábado, 1 de dezembro de 2007

Para estudar




Aqui ficam algumas dicas para o teste:

É óbvio que todos precisam saber umas coisinhas sobre a Peste Negra e de que modo a calamidade se reflectiu nas artes.

A arquitectura e os seus elementos construtivos...a filosofia da Claritas...os vitrais...a iluminura...

Como bons portugueses devem saber que só existem dois estilos verdadeiramente portugueses... o Manuelino e o clandestino ;) sendo que este último tem uma grande incidência no século XX e como tal não será alvo de avaliação no teste! Mas o Manuelino tem que ser tratado por tu.

Não se esqueçam da escultura (os Pisano em Itália) ...é conveniente ver as imagens do manual e compará-las.

E quanto à pintura aqui ficam umas para ir teinando.