domingo, 25 de novembro de 2007

Manuelino

Um dia destes...na próxima quarta-feira, teremos uma aula sobre o Manuelino onde iremos enaltecer os feitos dos portugueses...
Espero que tenham fresca a imagem da Custódia de Belém que vimos no MNAA. A fotografia (como já devem ter reparado) não é da Custódia do mestre Gil Vicente, é antes do Convento de Cristo em Tomar. Gostava que reparassem na decoração que envolve o óculo. O que vos parece que está representado?

quarta-feira, 21 de novembro de 2007

Ficha da visita de estudo ao MNAA



Para quem precisar aqui fica a ficha de apoio à visita de estudo
FICHA DE EXPLORAÇÃO ESCULTÓRICA


I – IDENTIFICAÇÃO DA OBRA

  1. OBRA (nome porque é conhecida)

  2. AUTOR (se não for conhecido procurar referências sobre quem mandou fazer a obra)

  3. DATA (o mais precisa possível)

  4. PERÍODO (contexto histórico sintetizado e corrente artística em que a obra se insere)

  5. PROVENIÊNCIA (local de origem da obra e onde se encontra actualmente)

  6. TEMA (o que se encontra representado na obra e o seu possível significado)

  7. MATERIAL (identificação dos materiais)

II – ESTRUTURA FORMAL

  1. FORMAS (que tipos de formas estão representadas: naturalistas, realistas, estilizadas)

  2. VOLUMES (relação espaço e volumes, cheios e vazios, se há equilíbrio)

  3. MOVIMENTOS (sugeridos ou representados)

  4. EFEITOS PLÁSTICOS (efeitos obtidos com textura e cores dos materiais)

  5. ORGANIZAÇÃO ESPACIAL (os eixos, a estrutura)


RELATÓRIO DE IMPRESSÕES PICTÓRICAS


Partindo de uma pintura observada aquando da visita, realizar um relatório visual onde sejam evidentes as características da pintura gótica.

domingo, 4 de novembro de 2007

Sucesso e trabalho

Sem querer ser moralista em véspera de teste, deixo-vos aqui um "pensamento":
Só no dicionário é que SUCESSO aparece primeiro que TRABALHO.

sexta-feira, 2 de novembro de 2007

Why a painting is like a pizza

este post é especial...para os meus alunos que agora se encontram no 12º ano.
Vem a propósito de uma conversa sobre o aliar das diferentes matérias às artes...e do prazer em aprender e ensinar que daí podemos tirar.

"The main point is that all sorts of visual art - like all kinds of music, literature, film, dance, and theatre - can be a source of tremendous pleasure. Traditional paintings, sculptures, prints, drawings, and photographs have long been appreciated in this way; my intend here is to make it clear that art with no apparent subject matter, and even art that is difficult to recognize, at first, as art, can also provide viewers with great intellectual stimulation and sheer, visceral joy. More than that, avant-gard art can transform our perceptions, enabling us to see, feel, and think about the world in a completely new way."

é um excerto de um livro muito interessante que acabei de ler: Why a painting is like a pizza: a guide to understanding and enjoying Modern Art de Nancy G. Heller.

Que a LUZ esteja convosco


Para que a luz esteja convosco no próximo momento de avaliação é conveniente saber enquadrar cronológica e geograficamente o período da história que estivemos a estudar...nada de dizer que o gótico aparece às vezes durante a semana na António Arroio...

A vida na Europa durante a Idade Média era um bocadinho mais complicada do que hoje em dia. Mas mesmo assim houve um lento crescimento durante os séculos XII e XIII...provavelmente porque não havia SporTV para ver os jogos do Glorioso nem o Bairro Alto era o que é, e como tal não havia incentivo ao ócio ;)

Sem internet, sem autoestradas nem viaverde como foi possível ter (apesar dos regionalismos dos italianos, alemães, ingleses e da falta -crónica- de dinheiro em Portugal) uma arte tão homogénea?


Já agora também convém saber como é que as catedrais góticas (passados estes séculos todos) ainda estão de pé...como é que tudo aquilo se articula (nome dos arcos, da abóbada, distribuição de forças, blá, blá, blá)...e qual foi a filosofia subjacente...lembram-se do Abade? Esse mesmo!

Deixo-vos aqui um desafio: esta imagem (a de pedra, não o Yoda!) pode ser considerada como pertencente ao período acabado de estudar? Porquê?