quarta-feira, 17 de outubro de 2007

verticalidade e luz



A verticalidade e a luz são palavras-chave para entender o gótico, aquilo que o distingue do seu predecessor, o estilo românico. Que outras palavras-chave podemos associar à arquitectura deste tempo?

quinta-feira, 11 de outubro de 2007

Porque não há grandes mulheres artistas?




Isso vamos descobrir nas aulas...ao longo do ano vamos olhar para o panorama artístico, cultural, social e político dos períodos Gótico, Renascimento e Barroco e vamos constatar que poucos foram os nomes de mulheres que se destacaram no campo das artes-plásticas. Vamos perceber que não foi por falta de talento, ou por falta de rasgos de criatividade ou genialidade...a resposta é muito complexa e mexe com poderes instituídos, por isso irei socorrer-me sempre de autoras credíveis e conceituadas como Linda Nochlin.

Mas as "coisas" estão a mudar ;) e quem tiver a oportunidade de dar um "saltinho" a Londres não deve perder a exposição de Louise Bourgeois, da qual vos deixo as fotografias da peça que está no exterior da TateModern.


quarta-feira, 10 de outubro de 2007

A catedral...construída em louvor a Deus e dos homens


Como temos estado a estudar, a catedral assumiu um papel de grande importância no crescimento das cidades da Idade Média. A catedral enche-se de luz...porque Deus é Luz ! A ideia é Deus, pela luz, inundar a igreja envolvendo os crentes. A Luz é então o veículo para a elevação dos mortais até Deus.

Como resolveram, os homens da Idade Média, a materialização da Luz? Como tranformaram as igrejas românicas "pesadas, robustas" nas catedrais "elegantes" que povoam a Europa?

segunda-feira, 1 de outubro de 2007

O que dá prestígio a uma cidade?


Se responderam "uma casa do Benfica" estão correctos...porque eu não formulei correctamente a questão.
E se perguntar: O que, durante a Idade Média, contribuía para que as cidades adquirissem uma maior notariedade?