sábado, 31 de março de 2007

boa pausa pedagógica da páscoa


Agora é a minha vez de entrar em pausa, forçada é certo pelo estado de coma do meu computador! Dificilmente na próxima semana poderei deixar-vos imagens ou comentários.

Vemo-nos em no 3º período. Bom descanso com muitas amêndoas para quem gosta, e para quem prefere chocolate aqui fica um "cheirinho"

sexta-feira, 30 de março de 2007

Pieter BRUEGEL, o velho


Pieter BRUEGEL, o velho

Casamento aldeão (Boda de camponeses) c. 1568 óleo sobre madeira, 114 x 164cm Kunsthistorisches Museum, Viena, Austria.

Será que esta pintura pode ser considerada Renascentista? Tenham atenção ao tema e à composição.


Voltando novamente ao conceito de Maneirismo...inicialmente as ligações entre Itália e o resto da Europa limitaram-se a influências ocasionais (lembremo-nos das relações estilísticas entre os Países Baixos, a Alemanha e Veneza), que com o decorrer do século XVI se irão intensificar nos dois sentidos.

Se olharmos para alguns trabalhos de Miguel Ângelo e de Rafael podemos já "ler" alterações estilísticas. Lembram-se (por exemplo) do alongamento dos corpos?

Como exemplo da pintura maneirista, deixo-vos uma obra de Parmigianino, Madona do pescoço comprido, iniciado em 1532 e inacabado por morte do artista em 1540, óleo sobre painel, 216 x 132 cm, Galeria dos Uffizi, Florença, Itália.

O quadro tem esse estranho nome, porque o pintor, com a preocupação de dar à virgem Maria uma aparência graciosa e elegante, representou-a com um pescoço longo e esguio como o de um cisne. Alongou, desta forma, as proporções do corpo humano, a mão da Virgem com dedos longos e esguios, a comprida perna do anjo (lado esquerdo), o profeta (lado direito) e o próprio menino Jesus! Terá ele (o pintor) agido desta forma por indiferença ou ignorância?

quinta-feira, 29 de março de 2007

o rapto das sabinas


Devem estar todos na praia a apanhar sol!

Ainda ninguém disse nada sobre o Rapto das Sabinas.
Este é outro ponto de vista da escultura.

quarta-feira, 28 de março de 2007

relembrando um renascentista

de quem falamos quando falamos de invenções, desenho anatómico, sfumato... ?
claro! cliquem e vejam uma outra versão dele!

Ainda Giovanni da Bologna





Aqui vos deixo as imagens que não consegui "depositar" ontem.

Da esquerda para a direita temos Neptuno, Mercúrio e O Rapto das Sabinas.

Deixo-vos aqui um desafio: qual é a história subjacente à escultura Rapto das Sabinas?

terça-feira, 27 de março de 2007

Giovanni da Bologna

Um dos principais escultores do Maneirismo foi Giovanni da Bologna (o vosso livro refere de Bolonha). Como trabalhos de referência temos o Mercúrio (antes de 1574) e o Rapto das Sabinas. Mercúrio, de forma esguia, representa a materialização do movimento e revela um grande domínio técnico. Quanto ao Rapto das Sabinas, apesar de ser mais académico é também mais sensual (estamos entrando noutra dimensão estética). Mas se repararem, as três figuras desenham uma espiral num movimento ascendente, o que confere à escultura uma dinâmica que não encontrávamos no Renascimento.

(como estou com problemas com um computador em "estado de coma" não me é possível adicionar imagens. Conto, amanhã ter o problema resolvido)

quinta-feira, 22 de março de 2007

Maneirismo

Para quem descobriu a Biblioteca de Alexandria, aqui fica a Biblioteca Laurentina (ou Laurenciana) que vimos em aula e que ilustra muito bem o espírito do Maneirismo.
Muito sucintamente, o Maneirismo é o termo que se utiliza para designar a pintura, escultura e arquitectura italianas do período entre o Alto Renascimento e o Barroco...ou entre o final do 2º período e o princípio do 3º! Arquitectonicamente, difere da renascença (já sei, ninguém ouve a renascença!) na sua contradição deliberada das regras clássicas, visando a discórdia em vez da harmonia e a tensão em vez do repouso...e difere do barroco no facto de não difundir todos os seus elementos em motivos dinâmicos unificados, mas produzindo efeitos de ambiguidade e desconforto, ao invés dos efeitos de energia e confiança.

segunda-feira, 19 de março de 2007

Isabel de Portugal




Este post é especialmente para a Maria (há muitas, mas ela sabe que é para ela!)
Já tenho parte da informação que pretendia, está em inglês, mas é perfeitamente acessível.
Para quem ficou curioso basta clicar Isabel de Portugal. No Web Gallery of Art, podem também encontrar a biografia de Ticiano e desta forma perceber a relação com o mecenas Carlos V.

domingo, 18 de março de 2007

para quem gosta de surpresas!


Alexandre Magno passou por aqui e idealizou uma cidade de referência cultural ostentando o seu nome. Morreu dois anos depois. Ptolomeu traçou as suas ruas cosmopolitas e Cleópatra VII foi a sua última rainha.......Que lugar será este? Querem saber o resto da história? Cliquem et voilá!

sexta-feira, 16 de março de 2007

uma surpresa

Não resisto à tentação de vos deixar aqui um sítio de sonho...
O que será? Cliquem e deixem-se levar pelas imagens. Curiosos?
Valeu a pena a sugestão?

Ticiano e Danae (s)








Quando hoje vimos imagens dos quadros de Ticiano (Tizian) falámos que para o mesmo tema existiam (pelo menos) três versões...tel como vos prometi, aqui estão elas. Um quadro semelhante podia ter sido realizado no período gótico? E nos dias de hoje? Conhecem outros quadros que possam relacionar com estes?
Agora como trabalho de casa:
uma vez que o vosso manual escolar não é farto em imagens...e como nós sabemos que através da imagem fixamos melhor um conteúdo, aqui fica mais uma vez o link para um sítio onde estão reproduções com qualidade. Está à distância de um click ;) Aceitem o desafio!




quinta-feira, 15 de março de 2007

o novo maual


Mais uma pintura de Giorgione(1477 - 1510)
Venus adormecida, c. 1510, óleo sobre tela, 108,5 x 175cm Gemäldegalerie, Dresden
Com o ínicio do terceiro período, vamos também mudar de manual. O novo manual, que será para continuar a usar no 12º ano, é da LisboaEditora, chama-se História da Cultura e das Artes, o seu autor é Paulo Simões Nunes e é para o 12º ano. O preço é 31 (ops! não sei onde está o símbolo do Euro) e tem na capa um auto-retrato de Picasso.
Parecendo que não, o manual, facilita...

quarta-feira, 14 de março de 2007

A Escola de Veneza


bom, no final do dia já todos terão feito os testes e deverão estar em fase de conclusão de trabalhos. Aproxima-se uma semana com características de silly season, antes do descanso dos "guerreiros" (digamos: cavaleiros em demanda pelo conhecimento)... julgavam vocês que vos dava descanso! Pois não! Depois dos testes iremos falar sobre a "escola veneziana" em jeito de introdução, a escola veneziana floresceu no século XVI (o que nos interessa, por agora) e desenvolveu-se com influências da escola de Pádua e de Antonello de Messina, que introduziu a técnica da pintura a óleo dos van Eycks.
A utilização rica e pictórica da cor caracterizam a pintura veneziana.
Um dos mestres mais antigos foi Bellini (e família!) a que se seguiram Giorgione e Ticiano...e depois Tintoretto e Veronese. No século XVIII a arte decorativa de Tiepolo e as vistas de Canaletto e Francesco Guardi fizeram ressurgir a pintura veneziana...

Por hoje deixo-vos uma reprodução de Giorgione, "A Tempestade", 1507-8, 82x73, óleo sobre tela, que podem ver na galeria da Accademia em Veneza. (depois ou antes de um passeio de gondola!)

segunda-feira, 12 de março de 2007

elogio da mão

"Concebo este elogio da mão como se se tratasse do cumprimento de um dever para com um amigo. No momento em que escrevo as primeiras linhas, olho para as minhas mãos, que me captam o espírito e o estimulam. Ei-las, companheiras incansáveis, que durante anos, fizeram o seu trabalho, uma segurando a folha de papel, a outra alinhando na folha branca os signos rápidos, escuros e móveis. É através delas que o Homem toma contacto com a dureza do pensamento. São elas que movem o bloco, que lhes impõem uma forma, um contorno e que imprimem um estilo à própria escrita(...) "

O texto chama-se Elogio da Mão e continua por mais vinte páginas. Foi escrito por Henri Focillon e podem encontrá-lo no livro das Edições 70, com o título "A vida das Formas".
Quanto à imagem é o meu elogio às mãos humanas...dos nossos antepassados que sabiamente desceram das árvores e que através das mãos abriram portas para o que somos hoje.

domingo, 11 de março de 2007

Rafael




Quando Rafael chega a Florença, depara-se com um a situação que para alguns poderia ter sido inibidora da sua produção artística, mas que para ele funcionou como um desafio. Leonardo (mais velho trinta anos) e Miguel Ângelo (mais velho oito) revolucionavam os padrões artísticos como jamais alguém tinha ousado. Apesar de saber que estava em desvantagem sob alguns aspectos, Rafael sabia que os dois génios eram imprevisíveis e de difícil convívio. Miguel Ângelo tinha consciência do seu valor e como tal considerava-se: I'm the special one...; Leonardo da Vinci estava mais preocupado com o voo dos pássaros e com as suas mil e uma invenções. ora entre um Mourinho e um Carlos Queirós, ele optou por ser...um Felipão (apesar de ter pintado muitas Madonnas, nenhuma delas é a senhora do Caravagio!)
Esta doçura de temperamento que sabiamente soube aliar ao seu talento emergente, contribuiu para que humanisatas e dignatários da corte papal fizessem dele seu companheiro.



um dos mais famosos humanistas do seu tempo, o Cardeal Bembo, escreveu o epitáfio para o túmulo de Rafael no Panteão de Roma:




Aqui jaz Rafael; quando vivia, a natureza


Temia por ele ser vencida; agora que está morto,


Ele própria teme morrer também.





um dos três rapazes inesquecíveis!
















Quem desenhou estes rostos tão serenos?

sábado, 10 de março de 2007

Miguel Ângelo




Miguel Ângelo e a Contra-Reforma: vive profunda e dramaticamente a crise religiosa e isso permite-nos olhar e compreender o trabalho desenvolvido na Capela Sistina. É possível que tenha sentido a responsabilidade de vangloriar uma religião que se debatia com...as leis da concorrência!

É-nos difícil imaginar Miguel Ângelo durante quatro anos, solitariamente, empoleirado nos andaimes para tal realização.

Na profusão de figuras que "povoam" aquele espaço, compreendemos porque Miguel Ângelo, enquanto pintor se considera um escultor. De facto, as suas figuras exibem uma mestria do desenho do corpo humano em qualquer posição ou ângulo. São jovens atletas com uma musculatura (muita Aérobica, muito Fintness...) que torcendo-se ou voltando-se em todas as direcções possíveis, nunca perdem a elegância! Parece-nos que a qualquer momento aquelas figuras vão ganhar vida...talvez Miguel Ângelo também sentisse a necessidade de as materializar no mármore...
Atenção, o "Tondo Doni" não pertence à Capela Sistina!


donatello

meninos e meninas do video:
Aqui está o Donatello (pintado por Paolo Uccello)

quinta-feira, 8 de março de 2007

ontem era Andrea Mantegna



Sim, as de ontem eram de Andrea Mantegna... e para hoje temos mais um pintor para desvendar. De quem serão estas obras? Serão do quattrocento ou já do Renascimento pleno?

imagens para o video 11ºL





aqui vos deixo as imagens que os meninos do 10º ano irão tratar graficamente. se durante o fim de semana precisarem de mais informação/imagens, mandem-me um sms (a Raquel tem o meu número)

Bom trabalho, craques da imagem e som! provem que a nossa escola é a melhor!

quarta-feira, 7 de março de 2007

mais um pintor renascentista






E estas imagens são de que pintor?

Que características apresentam que as afasta do período gótico?



Numa das turmas fiz referência a um desenho de Paolo Uccello. Encontrei-o e está aqui para partilhar convosco.

desenho em perspectiva de um cálice (c.1450)

Como estão recordados a perspectiva rigorosa foi ensaiada por Brunelleschi por volta de 1420 (mais minuto, menos minuto). Quando Uccello desenhou este cálice, esta técnica ainda era uma novidade. Hoje, quando olhamos para ela parece-nos como que profética de um tempo de imagens 3D geradas por programas informáticos...e ela existe há tanto tempo. É importante conhecer o passado para encontrar as respostas para o nosso presente.

já descobriram o pintor de ontem? Sim, era Piero della Francesca.

até amanhã

terça-feira, 6 de março de 2007

ontem era: Botticelli



o sumário de hoje, para quem escreve é:
mais um pintor do quattrocento italiano para descobrir... na segunda parte da aula vamos corrigir o trabalho de ontem.
As imagens de ontem eram de Botticelli.

Podemos dar muitas características para a identificação de um pintor, mas se não olharmos e sentirmos, essa identificação pode ser muito difícil de fazer. Podemos dizer que as figuras de Botticelli parecem menos sólidas, ou que não estão tão correctamente desenhadas como as de Pollaiuolo ou Masaccio... mas a Vénus de Botticelli é tão bela que não nos apercebemos do comprimento incomum do seu pescoço ... Claro que têm que saber as características de cada pintor - para a semana temos teste :( e que isso vos ajuda a compreender e a distinguir os diferentes "traços"... mas há mais para além disso, há o sentir as obras.
É como estar apaixonado: por muito que vos digam como é, só quando a paixão vos bate à porta é que tomam consciência que afinal é melhor do que vos diziam. Com a Arte (com A grande) é mais ou menos a mesma coisa... aprendemos a ver, aprendemos a conhecer... mas aprender a gostar acontece quando menos se espera... e só acontece porque viram, estudaram, conheceram...

agora uma coisa verdadeiramente séria: o Levi fez muito bem em chamar-me à atenção para o facto de ter escrito mal o nome dos D'ZRT... penitencio-me aqui pelo erro...é que eu não vejo os morangos com açucar (ou estes são da floribela?)

até amanhã

segunda-feira, 5 de março de 2007





divirtam-se a descobrir o autor...

domingo, 4 de março de 2007

três artistas do quattrocento italiano






Conseguem identificar os três pintores aqui representados?
Que diferenças encontram entre estas três reproduções?
(na página 30 do vosso livro encontram as características de cada um deles.)
A pintura do Renascimento está muito ligada à matemática...cliquem em http://www.math.nus.edu.sg./aslaksen/teaching/math-art-arch.shtml para saber mais!













quinta-feira, 1 de março de 2007

Há que agarrá-los pelos colarinhos!!!


A "postagem" de hoje é tardia e curta. É apenas para materializar uma ideia para o video do 11ºL. Aqui fica um exemplo de uma colagem...montagem! A junção de dois excertos de obras, um de Picasso e outro de Roy Lichtenstein.
procurem a imagem da Mona Lisa com bigode do Duchamp.