quarta-feira, 28 de fevereiro de 2007

três batalhas



Aqui estão as três batalhas de São Romão referidas em aula...representam um episódio da vida da cidade de Florença (em 1432) quando as tropas florentinas derrotaram os seus inimigos.
Aparentemente até podemos dizer que elas são...medievais. Aqueles cavaleiros enfiados em armaduras empunhando longas e pesadas lanças cavalgando como se participassem num torneio. Lembramo-nos logo da cultura cortesã...o romance da rosa (não O Nome da Rosa de Umberto Eco). O modo como a cena é representada também está um bocadinho longe daquilo que entendemos por renascimento...cavalos e cavaleiros parecem saídos de uma arca de brinquedos, tal o ar de bonecos de plástico que apresentam...tão distante da ideia de bravo cavaleiro em plena batalha. Mas se olharmos com atenção detectamos a perspectiva. Apoderação matemática do espaço. Precisamente porque Paolo Uccello estava tão fascinado com as novas possibilidades que a perspectiva lhe permitia é que fez tudo o que lhe foi possível para destacar as figuras no espaço como se fossem esculpidas e não pintadas. Imaginem o que teria feito se conhecesse o Photoshop!

terça-feira, 27 de fevereiro de 2007


Aqui está a Batalha de São Romão" de Paolo Uccello. Será objecto de estudo numa próxima aula.
Não existe apenas uma, mas três! Uma está em Florença, outra no Louvre (Paris) e esta está na National Gallery (Londres)
Só agora reparei que alguém já manifestou o seu agrado pela mudança de cor do blogue.
Quando o Glorioso for tri-campeão europeu mudo para vermelho!...

segunda-feira, 26 de fevereiro de 2007

O que desencadeou a Reforma Protestante?



O que desencadeou a Reforma Protestante?

  • Várias heresias (como as propagadas por Wicliff em Inglaterra, que teve o desplante de se
    opor à Igreja de Roma, porque esta dizia que somente o clero podia ler e estudar a Bíblia mas, pelo exame da Bíblia, viu que esta podia ser lida e interpretada por todos e, por isso resolveu traduzi-la para o inglês).

  • O Cisma do Ocidente (1378- 1417)

  • O comportamento corrupto dos clérigos (que viviam como laico, mergulhados no luxo e no vício)


Tudo isto conduz a uma crise de fé, mas...
O pretexto é sempre o mesmo…o dinheiro! e foi despoletado por Roma. O Papa leão X, da casa dos Médicis (os mecenas, lembram-se?) precisava de dinheiro para a construção da basílica de S. Pedro e por isso mandou os seus vendedores de indulgências calcorrearem a Europa, qual Sport Lisboa e Benfica para angariar mais sócios para ser o maior clube do mundo! Os monges lá iam estrada fora, vendendo certificados papais atestando o perdão de todos os pecados a quem tivesse dinheiro para lhes dar…é sempre bom ter um qualquer coisa escrita (mesmo se são soubermos ler) que aquando da nossa morte nos iliba da ida para o inferno!
Agora pensem um pouquinho. Quem acham que não gostou do negócio das indulgências?
Claro! Os príncipes! Era desagradável ver o dinheiro a voar para os cofres do santo padre…então que terá feito o Papa? Claro! Vai convencê-los a licenciarem-lhe o negócio em troca (há sempre contrapartida) de uma participação nos lucros.
Mas nem todos aceitaram e o resto já sabemos… foi a Reforma Protestante.
E como terá reagido a Igreja de Roma? Contra-atacou (género Guerra das Estrelas - O Império Contra-Ataca, Luke Skywalker, R2D2...Ops, é verdade este filme é mais velho que vocês) e vai fazer a Contra-Reforma (só podia ter este nome!) cujo Concílio de Trento (em Trento...naturalmente) reunião magna que vai durar de 1545 a 1563 e onde foram tomadas decisões que abalaram a Europa. Uma dessas decisões foi o Index Libro rum Prohibitorum (a lista de livros proibidos) e a reactivação do Tribunal do Santo Ofício - a Inquisição.
Para lembrar esse meeting católico, deixo-vos uma fotografia do palácio em Trento.

As reformas ideológicas têm sempre uma vontade económica que as sustenta.

hoje não vos deixo bibliografia mas um sítio onde podem obter informações sobre como se faz uma bibliografia, fichas de leitura, fichas de citação...enfim divirtam-se por lá.
http://www.arqnet.pt/portal/estudo/

Até amanhã

domingo, 25 de fevereiro de 2007

a propósito

Não resisto à tentação de deixar aqui o que consegui "apanhar" da nova versão (pedagogicamente correcta) de uma música que provavelmente conhecem melhor que eu. (já sei que ninguém gosta dos morangos com açucar, mas devem ter uma prima ou irmã mais nova que é fã e canta as músicas tooodas).

para mim tanto me faz
o "Crime e Castigo" ou "Guerra e Paz"
ou mesmo Tchecov

...só mesmo o "gato fedorento" para dar um ar inteligente aos D'zert. Quem não viu o programa de hoje Diz que é uma espécie de magazine, provavelmente consegue no youtube.

Já disse várias vezes em aula que o Humor é um acto inteligente. A ideia que defendo para os vossos trabalhos é precisamente essa: Humor e conhecimento.

até amanhã
Uau! vocês estão a trabalhar a duzentos à hora... e colaboram uns com os outros...isto é que é o verdadeiro choque tecnológico! Vão vendo os comentários uns dos outros, porque isso pode responder a algumas questões.
Como já repararam o blogue mudou de cor...a pedido de "várias famílias" que abominavam o cor de rosa tipo SIC Mulher. Espero que esta mudança traga mais "meninos" ao blogue, porque até agora as meninas estão em vantagem na postagem (que rima foleira!)

Gostaria de saber se alguém está a trabalhar sobre o Leonardo da Vinci ou a Mona Lisa. Este fim de semana, na revista Sábado, saiu um artigo (credível) sobre uma investigação de dois anos que tentou decifrar as várias pistas deixadas por Leonardo da Vinci. Neste artigo descobrem quem realmente foi a Mona Lisa, o que significa o seu sorriso, porque é que o seu olhar nos acompanha e porque é que tem buço...se alguém quiser dar uma vista de olhos no artigo, por favor avisem-me.

aqui vos deixo dois sítios que podem ser úteis.
http://www.thais.it/

http://www.pitoresco.com/italiana/

sábado, 24 de fevereiro de 2007


Afinal tenho alunas que se afastam do estereótipo do aluno português - aquele que estuda de véspera e faz os trabalhos em cima do joelho! Nem imaginam como fico contente...e acredito que essa prática vos vai ser útil na vida. Não desistam nunca e lutem sempre pelos vossos ideais. Definam um objectivo e avancem sem medo...


Depois desta lição de moral...na próxima terça-feira estou tooodo o dia na escola e levo-vos alguns livros que poderão usar para o trabalho. Como tenho trâs turmas, a ideia é fotocopiarem o que vos parecer útil e "libertar" de imediato o livro, para que todos possam ter acesso ao mesmo.


Vou também fazer uma pesquisa e depois falamos.


Quanto à questão da invenção da imprensa, é verdade, o vosso livro fala que esta veio da China ou então que foi inventada por Guttemberg.

Encontrei uma referência que diz que a imprensa é inventada por Guttemberg, em 1444 e que a primeira biblía impressa ppor ele surge em 1455... o livro é escrito por um alemão, talvez isso explique a omissão em relação à China.
a pedido de "algumas famílias" aqui vai novamente a imagem que justifica o nascimento do Renascimento em Itália


sexta-feira, 23 de fevereiro de 2007

A Imprensa


Ora cá vamos nós para mais umas semanas de aulas...a ideia é pensarem sempre que as aulas acontecem para dar sentido às pausas pedagógicas e que pelo meio até se consegue aprender!

E por falar em aprender: já tenho em meu poder uma entrevista histórica (não se assustem, o prazo para entrega do trabalho ainda não terminou) e é bom saber que há alunas que trabalham para o 20!


para quem escreve o sumário: "pequeno auxiliar de memória sobre a IMPRENSA"


Aparecimento da Imprensa:


  • Trazida do Oriente, ou

  • Inventada por Guttemberg

Surge na Alemanha entre 1440 e 1450 (primeiro livro impresso na Alemanha - 1456-58)


Temas:



  • Livros de carácter religioso - bíblias, missais, livros de orações, vidas de santos, obras de doutores da igreja;

  • A partir do século XVI - livros de cavalaria, literatura de viagens, reedição de clássicos em latim ou grego, livros de medicina, direito e obras dos humanistas da época.

Consequências:



  • Facilitou a rápida divulgação das ideias e dos saberes;

  • Generalizou as correntes culturais (filosóficas, literárias ou científicas);

  • Facilitou o estudo e o ensino;

  • Alargou os horizontes mentais e geográficos dos homens.

mas o livro é ainda um bem dispendioso, o que faz dele um objecto de luxo. Desta forma monarcas e princípes, nobres e burgueses orgulhavam-se das suas bibliotecas pessoais, que cultivavam com prazer.


Lembram-se que durante a Idade Média (a que corresponde à cultura do mosteiro) as bibliotecas pertenciam aos mosteiros, verdadeiras ilhas do conhecimento. Estamos no Renascimento e os livros deixaram as mãos dos monges copistas para surgirem à luz dos caracteres móveis...ao mesmo tempo deixam as bibliotecas conventuais para se alojarem nas dos palácios.


Interessante pensar nas consequências que uma "simples" invenção ou descoberta pode trazer ao curso da história do homem. (aqui está uma boa frase para comentar no próximo teste!)


o primeiro livro impresso em Portugal foi impresso em......?


Não foi este, mas aqui deixo mais uma indicação de um livro. É interessante esta descrição da Lisboa de 1500, que começa assim:


"Há duas cidades que nestes nossos tempos se podem chamar com razão senhoras e rainhas do Oceano, pois, por sua direcção e domínio, as naus percorrem hoje em dia, todo o Oriente e todo o Ocidente.(...)"


Para descobrir quais são as duas cidades referenciadas, é só dar uma espreitadela ao livro que tem apenas 70 páginas ;) já agora Damião de Góis nasceu em 1502 e tem um fim trágico em 1574.


GOIS, Damião de. Descrição da cidade de Lisboa. Livros Horizonte, Lisboa.1988

P.S. a imagem é a da fachada do baptistério (Florença) onde se encontra o Habacuc...claro que este (por razões de conservação) é a cópia!



domingo, 18 de fevereiro de 2007

ainda em pausa pedagógica

meminos (e meninas) o sumário para quem escreve é:
testes corrigidos a 35 mil pés de altitude ficam mais perto do céu...isto não vos lembra nada? mais perto do céu, agulhas, flechas, arcosbotante e botaréu...
Estou contente por "ver" que há pessoas a tirar partido do blog para relembrar a matéria que vai sendo leccionada.
Hoje não há imagem e a mensagem é curta, porque apesar de a tecnologia evoluir todos os dias, os preços para a acompanhar também sobem (tipo catedral gótica) toooodos os dias!

sexta-feira, 16 de fevereiro de 2007

boa pausa pedagógica



Ainda se lembram do nome do arquitecto da cúpula da catedral de Florença?

Para os espíritos mais sensíveis aqui deixo mais uma sugestão de leitura:

KANDINSKY - Do Espiritual na Arte. Lisboa: Publicações Dom Quixote, 1987

(mas deve existir uma edição mais recente)

Boa pausa pedagógica ;)

quinta-feira, 15 de fevereiro de 2007

brincadeira de carnaval



Aqui está (a pedido de várias famílias) a verdadeira razão pela qual o renascimento nasceu em Itália!

a) A tendência inata para cozinhar pizzas com cogumelos em forma de capitel jónico.

Mas nenhum aluno das três turmas acertou!

(considerem isto uma brincadeira de carnaval)

comparações




.....................................................................................................................................................................................................

Dead Dad 1996-1997 Mixed mediaImage , Ron Mueck
Study for Head of George Dyer, 1967, oil on canvas. Francis Bacon
The Hand of God, 1898. Marble, Rodin
Nas últimas aulas, a propósito de Miguel Ângelo falámos destes três artistas plásticos.
Se acham que existem, que semelhanças encontram? E relacionadas com que obras?
Uma ideia interessante para o trabalho da entrevista à personalidade do Renascimento seria um um debate entre ele e um artista do século XX ou XXI. Pensem nisso e se estiverem interessados falamos em aula.
Para os meninos do Video (aqueles que vão provar que o que se faz na nossa escola é de muita qualidade) que tal pegarem numa obra de cada uma das tartarugas ginja e transformarem-nas em obras actuais? Tenho uma vaga ideia que o Jeff Koons pegou em obras do Renascimento e lhes deu uma aparência do nosso século. Investiguem isso e depois falamos em aula.
É verdade ,já me esquecia! Numa das turmas, também falámos de Marcel Duchamp a propósito da escolha deliberada do artista que muda a destinação primeira do objecto, conferindo-lhe uma vocação expressiva imprevista. Para os aficcionados de Duchamp aqui fica a indicação de um livro com que li há um tempo: DUCHAMP, Marcel-Engenheiro do Tempo Perdido: entrevistas com Pierre Cabanne. Lisboa: Assírio e Alvim, 1990
Não sei se amanhã terei oportunidade de "postar"...se não tiver, aqui ficam os meus votos de bom descanso de carnaval. Tenham cuidado com os excessos ;) para chegarem aos oitenta anos e poderem dizer "there was no better time than the one I've lived" (depois digo quem escreveu isto)

quarta-feira, 14 de fevereiro de 2007


Pietá de Florença
Continuamos com Miguel Ângelo e a escultura.
Esta escultura deixa em evidência o non-finito (o inacabado)
Porque terá Miguel Ângelo procedido desta forma?
Teria ele uma consciência estética de tal forma deslocada do seu tempo que o impelia a valorizar a expressividade, através dos contraste de texturas? Ou seria porque estava a envelhecer e a perder capacidades em relação à sua motricidade fina? Ou seria resultado do culto do génio?
Tinha interesse um trabalho em que a entrevista ao Miguel Ângelo incidisse sobre esta questão.
(o trabalho é para entregar na última semana de aulas deste período, não se esqueçam!)
Aqui ficam alguns dos livros referidos ultimamente:
TZU, Sun - A Arte da Guerra. Mem Martins: Publicações Europa-América, Lda, 2004 (Livros de Bolso, 367)
MAQUIAVEL, Nicolau - O Príncipe. Mem Martins: Publicações Europa-América, Lda, 2000 (Livros de Bolso, 24)
quanto ao comentário sobre a sugestão bibliográfica para o dia dos namorados, era apenas uma sugestão, e como o livro é pequenino, rapidamente podia ser folheado numa livraria. Todo o livro é interessante mas recomendei-o essencialmente por causa do conto do unicórnio...e o conto lê-se em...20 minutos!
Ainda bem que não recomendei Em Busca do Tempo Perdido de Marcel Proust! Mas aqui fica a dica. São vários volumes, de leitura um pouco densa, mas é talvez das obras mais envolventes que li até hoje. Se empreenderem a heróica tarefa de o ler, usem a edição da Relógio d'Agua e JAMAIS a do Livros do Brasil. (podemos falar sobre isto na aula).

terça-feira, 13 de fevereiro de 2007

As mãos




A mão do David de Miguel Ângelo e a mão de Habacuc de Donatello.
Cerca de 70 anos as separam.
aqui fica a indicação do livro sobre a história da famíla Médicis, desde as sua origens no século XII até à actualidade. Lorenzo de' Médicis, no século XXI, desvenda-nos uma galeria de retratos dos mais notáveis representantes da famíla e conta o que significa ser herdeiro de um passado tão brilhante.
MEDICIS, Lorenzo de' - Os Médicis: A nossa história. Lisboa: Dom Quixote, 2004



segunda-feira, 12 de fevereiro de 2007

o sumário, para quem escreve, é: Renascimento- Escultura- Miguel Ângelo



Ao contrário do quatrocento, no cinquecento apercebemo-nos de uma tendência para a escala monumental (o David de Miguel Ângelo é muito maior que o David do Donatello) na escultura de ronde-bosse. É durante o Renascimento que se assiste à colocação de obras clássicas nos pátios dos palácios de Roma e Florença. E desta forma a escultura vai ser alvo de um olhar que a considera como uma obra perfeita e auto-suficiente, que se liberta dos nichos e da relação de dependência com a arquitectura... Ficam para trás as esculturas dos portais góticos









O livro do qual li uns excertos, na aula, é:


BATTISTI, Eugenio - Renascimento e Maneirismo. Lisboa: Editorial Verbo, 1984

domingo, 11 de fevereiro de 2007


Aqui vos deixo mais uma das imagem de Donatello que vimos nas últimas aulas (e que não aparece no manual)

Santa Maria Madalena, c. 1457, madeira, altura: 188 cm
Museu dell'Opera del Duomo, Florença
Reparem como ela tem os pés sobre uma pedra.
Reparem no rosto sofrido e reparem na data da sua realização...o que ficou para trás e que dizimou grande parte da população europeia?
Mudando de assunto:
Planos para o dia dos namorados - ver a exposição que está no CAM de Paula Rego e a Ingenuidades - Fotografia e Engenharia 1846-2006 na Gulbenkian...apesar de a Gulbenkian estar fechada no próximo dia 14 de Fevereiro (também não estava a dizer para faltarem às aulas) a ideia é irem namorar no sábado para o jardim da Gulbenkian e aproveitarem para fruir as exposições!
quanto a prendas, a minha sugestão vai para um livro de contos de Fiama Hasse Pais Brandão. Chama-se Contos da Imagem e é da Assírio e Alvim. E porque é que vos recomendo o livro?, perguntam vocês. Simplesmente porque o primeiro conto é baseado na tapeçaria que vos mostrei quando falámos sobre o Estilo Internacional... a dama do unicórnio, lembram-se?
Impressionam a/o namorada/o, (e a família) dando uma de intelectual e afastam-se da vulgaridade que é oferecer presentes kitsch (depois, na aula, explico o significado da palavra) de almofadas em forma de coração com um urso sorridente a segurar uma bandeirinha a dizer I Love You.
Até amanhã
P.S. Li o livro por recomendação do prof. Dionísio...de Português

sábado, 10 de fevereiro de 2007

devia estar a corrigir os vossos testes!






Pois...devia mesmo estar a corrigir os vossos testes! Mas o Glorioso está a jogar com o Varzim e como tal não estou devidamente concentrada para conduzir tarefa tão nobre como corrigir os testes do 11º ano!!!



Este blog tem como finalidade ser uma muleta para as aulas de HCA das turmas I, L e D. Será um espaço onde irei colocar imagens, pequenos textos, auxiliares de memória, bibliografia...e tudo o que vier a propósito.


Aqui fica uma imagem do Habacuc de Donatello (não é do "ginja" verde)


Vou contar-vos um segredo...tenho umas alunas que foram à Polónia...e nem imaginam como fiquei contente quando elas me disseram que tinham andado "à cata" do gótico! A ideia é essa. Despertar-vos a curiosidade, ajudar-vos a ver para além do ver, guiar-vos no sentir das filosofias subjacentes a cada época...levar-vos a sentir os "cheiros" de cada tempo (argh! desculpem mas aquilo durante a Idade Média era um bocadinho sujo, lavavam-se pouco...cheirava a aula de Educação Física!)

Provavelmente já se interrogaram sobre o nome UCELO. Paolo Uccello foi um pintor (1397-1475) do Quattocento italiano, trabalhou com Ghiberti (este apareceu num dos testes da semana passada) e foi protegido de Cosimo de Médicis (o sarau no palácio dos Médicis correu bem? havia gente interessante ;) ? viram a biblioteca?) Bom... Paolo Uccello é um dos meus pintores preferidos...não por todas aquelas coisas que o caracterizam e que vêm nos manuais de História da Arte, mas apenas por causa de um quadro: a "Batalha de São Romão" e os seus cavalos de plástico (são vários quadros, mas sobre isso falamos depois)